21/01/2009

O MAN vai lutar pela Região Autónoma de Trás-os-Montes e Alto Douro

O Movimento Alternativo do Nordeste-MAN rejeita "com clareza" as cinco regiões indicadas pelo primeiro-ministro, José Sócrates. Ao criarem-se, apenas, cinco regiões seria uma imposição do poder central que não corresponderia aos anseios e vontade dos cidadãos nacionais. No mínimo devem ser criadas sete regiões e evoluir-se para Regiões Autónomas.
Em pleno século XXI não faz sentido enveredar-se por uma descentralização, em si, já desajustada da vivência democrática. Pegue-se no exemplo das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e caminhemos para um modelo semelhante, no Continente.
A Constituição da República deve ser alterada para que seja possível a criação, no mínimo, das sete Regiões Autónomas:
1. Região Autónoma de Entre Douro e Minho; 2. Região Autónoma de Trás-os-Montes e Alto Douro; 3. Região Autónoma da Beira Interior; 4. Região Autónoma da Beira Litoral; 5. Região Autónoma da Estremadura e Ribatejo; 6. Região Autónoma do Alentejo; 7. Região Autónoma do Algarve.
Uma das bandeiras, deste Movimento Cívico, será a criação da Região Autónoma de Trás-os-Montes e Alto Douro e, numa fase posterior, diligenciar-se na criação e instalação de uma Zona Franca, a exemplo da existente na Região Autónoma da Madeira.
» A REGIÃO DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO PRECISA E MERECE...!
Fernando Bebiano
Presidente do MAN